
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
A primeira cigarra

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Primavera

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Inverno sem fim

segunda-feira, 25 de maio de 2009
Dias de "Adeus"
Depois, outra amiguinha, uma cachorrinha que veio ainda bebê. Durante 13 anos foi companheirinha. Medrosa e assustada, apanhava de uma cadela muito maior. Foi mordida, foi perseguida até ficar sofrendo de convulsões. Tomava gardenal! Seu olhar era humilde e triste. Único momento de alegria (depois que a outra foi embora)era e hora que eu chegava em casa. Ela latia, dava voltas em si mesma,e se eu a acariciasse,vinha mansamente, cabeça baixa, receber o carinho que eu fazia.
Mas, aquela doença horrível também a acometeu. Por que? Já não tinha sofrido o suficiente?
Foi abandonada num terreno. Viveu sob o medo diário, era pequena e sem beleza. Por que?
Assim, a doença foi consumindo o seu corpinho. A magreza crescia assim como crescia um câncer na boca. No primeiro sangramento, pensei que fosse um dente abalado. Era já tão velhinha!
Mas aquilo foi tomando conta de toda boca, mal dava para comer...então, comecei a fazer papinha de ração. Em pouco tempo, muito pouco tempo,nem água conseguia tomar... Ó Deus, por que?
Protelei o máximo a sua partida! Até que de um dia para o outro, todo o pescoço estava inchado, e foi crescendo...a médica já tinha diagnosticado:- "Esse é o pior tipo e o mais doloroso câncer! é câncer ósseo." Por quê?
Então o dia chegou! Fui com ela para o consultório. A eutanásia estava marcada. Ficamos juntas, segurando sua cabecinha entre as mãos. O seu olhar era tão triste! Eu sentia uma entrega ao seu destino. Deitou-se de lado sem fugir das minhas mãos e recebeu a injeção fatal.
Pronto. Acabou o sofrimento. Mas deixou uma saudade ilimitada por todos os lugares que passou. Na caminha toda forrada, na porta olhando para mim, no sol do quintal.
Lá se foi a Nenê, minha cadelinha pequenina e assustada, levando com ela todo o carinho que dedicamos. Quem sabe, também exista um jardim de flores etéreas para os animais, e sendo cuidada pelos anjinhos carinhosos. Adeus, minha amiguinha. Um dia quando eu também me for, talvez possamos nos encontrar nesse jardim encantado.Assim, todos aqueles entes queridos, sejam animais , plantas ou pessoas, estarão outra vez juntos, vivendo sem dores, só de uma energia vivificadora, para toda a eternidade!
,
sexta-feira, 10 de abril de 2009
PHOENIX

Devo estar mesmo enlouquecida para continuar sonhando com um futuro mais brilhante.
Somente uma mulher como eu poderia ainda imaginar a vida com um final feliz!
Se todos os dias sou obrigada a fazer as mesmas coisas, sem me sobrar um momento para reflexão ou para repor as energias gastas em coisas tão idiotas, ai! não foi isso que eu preparei para mim, com certeza, quando aceitei vir para essa Terra de desencantos.
O que será que aconteceu com meus planos pré- chegada?
Onde estarão guardados os anseios, as imagens que criei durante minha infância e adolescência?
Por que a vida foi me dando empurrões e tapas até aqui, no presente momento?
Assim, quando chega a noite, e posso, como um gatuno, às escondidas, me colocar diante do micro e escrever alguma coisa relativa ao dia que passou...
Mas, eu tenho tão pouco para dizer! Meu coração a essa hora, já está tão magoado, meu cérebro tão cansado, minha alma tão enfraquecida, que muitas vezes eu me recolho aos lençóis para adormecer minha mente sufocada.
Eu sei que sou inteligente o suficiente para não aceitar essa vida que levo.
Dentro de mim, um turbilhão de pensamentos me consomem. Eu quero ser livre para voar em pensamento e corpo para uma tranqüilidade merecida.
Eu quero sonhar cada vez mais com um futuro de liberdade, pois, quem sabe, num momento qualquer, haja a sincronicidade entre mim e o Eterno, e as coisas se darão conforme o idealizado.
Então, tudo acontecerá da maneira que já está programado.
Não esqueci de nenhum detalhe; as coisas que ainda ficarão comigo, as outras que serão descartadas, a decoração da casa, a disposição dos móveis, as flores na varanda... pronto, já estou sonhando de novo!
Posso até sentir o aroma da areia molhada...e perceber a brisa fresca e quente no meu rosto... posso ouvir até o eterno rugido...do mar....
Mesmo assim cansada e dolorida, quando me sento aqui, no meu refúgio, há um "não sei quê" no ar, que ainda me dá forças para continuar visualisando sem desistir.
Uma energia sem nome toma conta do meu ser e me incita a escrever tudo que desejo para o amanhã.
As palavras podem ser muito poderosas, conforme são ditas. Escritas também devem ter a mesma potência.
Portanto, continuo construindo meus dias que virão, quem sabe quando....
É o que me dá força suficiente para encarar o dia que amanhecerá daqui algumas horas.
Mas, sou como Phoenix que resurge das próprias cinzas! Todas as noites, ao final do dia, sou morta diversas vezes, pelas palavras mal dirigidas, pelos gestos abrutalhados, pela falta de respeito...
Então, ã noite, meus pensamentos me consomem como labaredas famintas, e eu me torno novamente cinzas... para renascer outra vez, delas próprias, com toda vitalidade, para manter minha alma viva para sonhar e viver!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Numa noite como essa...

quinta-feira, 19 de março de 2009
Fim de uma Era
A Era do "chic" acabou. Morreu o último ícone de um mundo elegante e sempre atual.O que se apresenta agora, é uma caricatura, uma aberração. Naquela época, a mulher sempre podia estar bem vestida. Havia traje para qualquer ocasião. Para um baile a rigor, os vestidos longos encantavam o salão. A moda favorecia. Era elegante, sóbria,sem ser austera.
Assim como Chanel, a vestimenta fazia a mulher mais feminina, mais bela, mais atraente.
Morreu Clodovil , e, com ele findou a moda "chic", e sepultou a mulher elegante. Na verdade, ele mesmo definiu como chic, sendo apenas o visual.
Uma mulher pode ser chic e não ser elegante,e, vice versa. Mas, me lembro muito bem, ele sempre gostou de enfeitar a mulher. Então, vestir um traje feito no atelier dele, além de ser muito chic, deixava sim, a mulher elegante. E hoje? Às vezes encontramos uma mulher já entrada em anos, que ainda é capaz de combinar esses dois adjetivos. Sem gastar muito, sabe ser chic, tornando-se mais elegante.
Vemos nesses eventos da Moda, cada coisa tão ridícula, tão "non sense" que ninguém poderá negar; esses estilistas devem odiar as mulheres.
Ele foi polêmico, sagaz, atrevido. Mas também foi de uma espiritualidade fora do comum, magnânimo, amigo daqueles que tiveram oportunidade de conviver com ele.
Odiava a ignorância, não a ignorância por falta de cultura, mas, aquela assumida. Aquela que não dá a oportunidade para si mesmo, de melhorar, pois se acha o melhor ser vivente da terra.
Eu, também, estou entrando nessa fase. Não consigo aceitar essas pessoas que acham que tem razão em tudo, que sabem qualquer assunto, que por ser dessa maneira, menosprezam os demais.
Que pena! Acabou. Os jovens de hoje são uns espantalhos. Pela música que escutam, pelas roupas que vestem, pelos seus ideais... que pena! Acabou aquela Era romântica. Apenas em lugares muito sofisticados, podemos ver alguém trajado com decência, elegância, e muito chic.
Essa palavra também será sepultada. Daqui alguns anos , ninguém saberá o que quer dizer..."chic".
quinta-feira, 12 de março de 2009
Pilares da vida

quinta-feira, 5 de março de 2009
Mensagem para meu pai

36 anos sem você...
Hoje, ouvi a música "Pai", e de repente fui arremessada a um passado que já tinha superado.
Quando essa música foi composta, fazia pouco tempo que você tinha partido.
Na verdade, nem sei quanto tempo fazia, mas, a mesma emoção, a mesma saudade, a mesma falta me tomou de surpresa e então meu coração quase se partiu e eu quase não pude me recuperar...
"Ô pai, você foi meu herói meu amigo..." porque me deixou tão cedo? Eu era quase uma menina e você nem tinha 70 anos ainda... por que a vida nos prega essa peça , quando nós tínhamos tanta coisa para dizer um ao outro...???
Eu me lembro, com ternura, de quando você me ensinou a andar de bicicleta, e ficava ofegante segurando selim e correndo atrás com medo que eu caísse...
E quando sentávamos na soleira da porta , mesmo quando eu já era quase mulher, e segurava minha cabeça contra o seu ombro, e trocávamos "confidências", e combinávamos o que podíamos fazer juntos...no dia seguinte.
Lembra quando eu queria que você aprendesse a nadar? Podíamos nadar juntos, assim como, andávamos a cavalo, ou a pé, ou até dirigindo aquele Chevrolet , podando as graminhas do acostamento... Quanto à natação, você dizia:
_ "Estou nadando como um prego!"
Quanto aos passeios você completava:
_ "Vai devagar...aprecie as coisas belas!"
Ô pai, quanto tínhamos para fazer ainda...Lembro do seu braço segurando os meus ombros... seu jeito meio caipira de falar gracejos... da sua risada gostosa quando contava alguma "rata" cometida .
Como você gostava de me ouvir cantando acompanhada do meu violão, que por sinal, foi você quem me deu.
Ô pai, você foi meu melhor companheiro... e ainda me faz falta... Faz falta num lugar na mesa, na poltrona vendo um filme... na soleira da porta com os pés cruzados.
Sabe, agora que me dei conta de quanto tempo tudo isso ocorreu!...
Pai, está fazendo 36 anos que você foi embora! Está fazendo 36 anos que você em semi-coma me pediu para cantar...
Sabe? Nunca mais eu toquei violão... nunca mais eu cantei...Não tenho nenhum motivo para isso!
Se alguma vez eu tentei fazê-lo, foi somente uma caricatura do que conseguia antes... antes de você partir.
Eu tenho agora, muita pena de quem tem os pais e não dá o mínimo valor a isso, e ainda procura magoa-los, ridiculariza-los,e...tantas outras coisas...
Porque, quando os perder, não tem retorno, não tem arrependimento que faça o tempo retroceder...
Ô pai, você está aí desse lado da Vida , e eu sei que está me esperando...
Eu sei que ainda podemos usufruir de bons momentos que eu aquela vez renunciei por amor a minha filha... mas mesmo assim , talvez não tenha sido inútil minha renúncia, de ficar aí com você... mas já se conta 36 anos sem ouvir sua voz, sem sentir seu carinho único e sua mão sempre quente mexendo nos meus cabelos, despenteando-os e ainda dizendo: _ "Estão cuidadosamente despenteados!"
Ô pai, 36 anos é muita coisa... chega...eu também já estou velha... já posso ir ao seu encontro, pois aí , eu sei, nós temos aquela idade bonita, de pai, de filha...pequenina...moça...sempre...
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
O poder do sorriso

Ontem, Carnaval, domingo, tudo parado! Fui, como de costume, expor meus artesanatos. De fato, o dia não era para isso! Deveria ter ficado em casa,pintando ou vendo algum filme na TV. Mas, como precisava renovar o visual das peças, fui. Fui meio sem vontade. O dia estava quente e ensolarado. Poucas pessoas passavam para ver ou cumprimentar. Conheço quase todas. Mesmo aquelas que nunca compraram nada, passam e param para dar um "bom dia!". Ficamos conversando e de repente, como sempre faço, fiquei observando os outros expositores. Todos muito carrancudos por não estarem vendendo nada, ficavam ainda mais com expressões endurecidas e furiosas. Com certeza, elas nem sabem disso! Não sabem que, quanto mais ficam endurecidas, menos boas coisas vão receber. É a Lei de "causa e efeito", " atração e repulsão". E, se repararmos bem, a maioria das pessoas, quando distraídas, estão com uma expressão muito fechada. Ora, se está fechada, nada pode entrar. O que entra é algo semelhante aos pensamentos. Se são pensamentos taciturnos, atraem as consequências idênticas.
Não sei por que, eu atraio crianças e animais. Passam e vão chegando a mim com um sorriso doce e amigo.
Esses sorrisos, trazem tanta paz ! É a magia que nos envolve, é a coragem de continuar vivendo. Eu retribuo esse cumprimento meigo e terno, sendo assim, algo que vem e vai. Um retorno e uma aceitação. Esse pequeno ato, traz alegria aos corações necessitados. Portanto, a magia do sorriso, tem poder. O poder de regenerar as dores, de dar luz à penumbra.Tem o poder de acalmar, de reanimar!
.Se meu espaço está quase sempre rodeado de crianças com suas mães, de "domingueiros"com seus cães, deve ser mesmo por isso! Não consigo ser reativa. Mesmo nos dias em que os problemas me perseguem, que as coisas não vão nada bem, sempre acredito num amanhã melhor. Ademais, ninguém tem nada a ver com minhas limitações. E assim, acredito no poder do sorriso! Ele faz com que os que precisam de uma palavra de afeto, possam se aconchegar e sentir o calor da amizade sem restrições. Um sorriso, atrai novas oportunidades. Foi assim, que cheguei até aqui.Tropeçando e levantando, sem perder a esperança de dias melhores.
Assim, eu sou. Assim, provávelmente serei,pelo resto da minha vida!
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
No jardim

Como sempre, fiquei observando, esperando a reunião com os pais acabar.
Fui passando pelas salas, e vendo aquelas carinhas tão cheias de alegria e esperança, esbanjando amor pelas professoras, que me encheu de ternura e de prazer por estar em contacto com um jardim de botões, entreabrindo ao sol da manhã.
Eu trabalhei durante anos com crianças bem pequenas, e lembro-me bem o quanto é prazeiroso esse contacto.
O que serão delas agora? Que rumos tomaram? Sei que estão bem adultas. Será que as lições de vida que eu pude transmitir, permaneceram no subconsciente?
Dizem que, a primeira professora nunca se esquece. Eu não os esqueci. Cada um, com a sua personalidade, com sua maneira de gostar dos outros, dividindo seus brinquedos, acariciando o rosto de um colega... Será, que continuaram assim?
A vida modifica os conceitos e valores. As turbulências do viver, os torna amargos e descrentes.
Fico, em silêncio, meditando sobre isso, e desejando que aquela criança de outrora ainda resida dentro de cada um.
Que aquele sorriso franco, ainda permaneça nos rostos ,hoje barbados ou numa linda mulher.
Senti-me quase responsável pelo que possam ser hoje.
Saí dali, como quando saía da minha classe, com a certeza do dever cumprido.
Sempre haverá um jardim dentro de nós.É só cria-lo, e deixa-lo sempre florido, para os próximos visitantes.
Viver em paz
Como cada pessoa tem o conceito de "viver em paz?".A tranquilidade de um lugar sem poluição, sem violência,em silêncio...
Para mim seria isso, sem dúvida. Mas para tantos, isso seria terrível, porque gostam e necessitam do barulho, do trânsito, de pessoas falando aos gritos, de sons infernais.
Devido ao conceito de cada um, é sempre muito difícil fazer uma análise do que é -viver em paz.
A paz, vem de dentro, do fundo da alma.
Viver sem remorsos,sem culpas, sem atropelos.
A paz no viver, não exige muito esforço. Exige sim, o discernimento, de não estar sempre de mau humor com tudo e com todos. Semeando a discórdia, não emite paz, e recebe na vida tudo o que foi semeado. A colheita é espinhosa, dolorida, e faz com que fique ainda mais de mal com o mundo.
Se refletirmos sobre isso, podemos mudar nosso comportamento, e, receberemos em troca ,a paz que virá
atravéz das pessoas, do ambiente, da própria natureza.
Foi assim, apanhando e aprendendo, que cheguei até aqui. Gostaria de ver , no futuro, todas as pessoas usufruindo dessa paz interior.
Refletindo antes de agir e falar, semearemos a paz em torno de nós mesmos, e assim, colheremos os frutos desta atitude.
