segunda-feira, 7 de março de 2011

Então...é Carnaval!


Quando eu era ainda bem pequena, havia Corso na Av.9 de Julho. De casa, dava para ver os carros subindo,com moças cantando, jogando confetis, algumas ,de pé no estribo do carro.(sim, no estribo. Naquela época, os carros tinham estribos). Eu ficava olhando, e, não achava graça nenhuma nisso. Mais tarde, quando já tinha uns 16 anos, fui a um Baile de Carnaval. Foi no Clube Pinheiros. AH! Isto sim ,tinha graça, e muita! Daí então, esperava esses dias o ano inteiro. Elaborava fantasia, fazíamos planos e tudo mais.
Éramos sócios do Clube Português, juntávamos várias famílias e parentes, e nos divertíamos a valer. Os anos se passaram... e sempre o Carnaval era uma data de alegria e divertimento. Quando estávamos em Águas de São Pedro, onde tínhamos uma casinha, sempre íamos no Clube de São Pedro. A mesma coisa, parentes e amigos se confraternizavam.
Casei, nasceu minha filha, e o Carnaval foi ficando para segundo plano. Os anos passam depressa, muito depressa. Fiquei sabendo que hoje não se faz mais baile de Carnaval em clubes. Ué, por que? Porque ninguém sabe mais se divertir com apenas refrigerante. O Carnaval é agora sinônimo de sexo. Na televisão aparece propaganda de camisinha dizendo:-" Use, divirta-se sem futuros problemas".
Olhando os jornais e nas chamadas da TV, vejo uma multidão pulando sem controle, seguindo um carro tocando aos berros um zabumba sem nexo. Pois é, envelheceu a festa ou fui eu que envelhecí?
Desastres, bebida em profusão, etc... Esse é o Carnaval de uns anos para cá.
Então...é Carnaval! Vamos nos deitar e ficar relembrando como era bom a gente se divertir com serpentinas e confetes, com música e...principalmente, com a pessoa que mais nos dava alegria!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Começar de novo....

Depois de quase um ano sem nada escrever,algo dentro de mim falou bem alto:-"Preciso documentar isso!"
O que aconteceu no ano passado e continua acontecendo, é um aviso da Terra. É um pedido de socorro à humanidade.
Desmatamento, ocupação clandestina, impermeabilização do solo, lixo nas ruas etc...é produto dos homens. Ninguém tem respeito pela Natureza. Durante o inverno, tivemos um seca fora do normal. Agora, chove tudo num só dia.
Não adianta por culpa nos dirigentes. Eles teriam que ser extremamente radicais, e não permitir mais esses abusos. Mas, se conseguem erradicar numa zona, amanhã aparecerá em outra. É um câncer social! Vai aumentando, vai criando raízes e quando menos se espera, uma nova "cidade" apareceu!
Só podemos ajudar nosso mundo, construindo uma nova mentalidade para todos os povos.
É um trabalho insano e de muitas gerações.
Seria como começar de novo. Criar novos conceitos de vida, novos valores.
A humanidade se perdeu com a valorização indiscriminada do sexo, com o excesso de corrupção em todas as áreas. A educação das crianças, que deve ser começada em casa. Ensinar desde pequenas, a não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar alimentos, respeitar os mais velhos e ao seu coleguinha.
Não é porque os pais têm que trabalhar fora de casa. Sempre sobra um tempinho com os filhos.
No lugar de ligar a TV e ficar assistindo um BBB, ( sexo explícito, discussões com palavrões, baixaria em todos os momentos) que nada traz de benefício, por que não conversar e ficar a par do que está acontecendo na escola, o que aprendeu etc.
Na verdade, na TV, só se encontra novelas ou notícias desastrosas. Valoriza-se aquele que engana, aquele que corrompe e outros valores invertidos.
É isso, os valores estão invertidos. O conceitos de educação, fidelidade, bondade e outros que aprendemos, estão completamente invertidos.
Nem com toda essa advertência que o planeta está nos mostrando os erros, o povo em geral, continua com as mesmas atitudes.
Numa catástrofe como que aconteceu na região serrana, ainda tem indivíduos roubando as doações, não para matar sua própria fome, mas para vender com ágio aos que estão mais distantes!
Ainda agora, não só eu, mas estudiosos do assunto, estão pesquisando com foi que aconteceu.
Em questão de minutos, depois de um estrondo incrível, TODAS as montanhas deslizaram ao mesmo tempo! Dizem que não foi um terremoto. Então....o que foi? Tromba d'agua? Em todas as montanhas? Hum.... quem sobreviveu diz que:- " Houve um grande estrondo, depois muita água caia do céu e raios nunca vistos, cortaram a atmosfera numa ferocidade incrível."
Pois bem, eu ainda continuo achando que isto foi uma advertência da Natureza.
Para que o planeta se torne mais contente, devemos:Começar de novo.
Rever os conceitos de vida.
Respeitar o local em que se vive.
Rever os valores.
Respeitar o planeta, não tomando só para si qualquer coisa sem deixar que a Terra respire.
Ela é um Ser Vivente. Ela está sempre em evolução!
Deixemos que Ela tenha a liberdade de nos ensinar de como usá-la com parcimônia, respeito e
amor. Então,poderemos conhecer o que diz no Apocalipse:
" Uma nova Terra e um novo céu..."






sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novo Ano


Nada poderia ter sido pior,que a entrada desse ano.Há meses, que os noticiários são sempre os mesmos. Chuvas torrenciais, deslizamentos, inundações, terremotos, vulcões em erupção etc...
Nós ficamos aqui,sem poder fazer nada, somente observando e meditando.
Somos privilegiados?
Enquanto, no resto do mundo, vidas são ceifadas, procuramos apenas ajudar de algum modo. Mas, é tão ínfima essa ajuda que não faz diferença nenhuma na soma das catástrofes.
Passei meses tentando deixar aqui alguma palavra de conforto, ou mesmo, alguma coisa que elevasse as almas...mas...em vão.
O que dizer? Conforto para quem perdeu algum amigo ou parente?
Todos os dias , ficamos um pouco mais pobres. Pobres de esperança, de alegria. As palavras faltam, os pensamentos são
taciturnos. Mas, uma pequena chama de fé e confiança ainda permanece. Tremula, quase apagando.
O verão passou. O Outono está no meio...e quando chegar o inverno...apesar do frio, o sol deverá brilhar com intensidade , o céu fica azul e limpo. E isso, faz com que , vendo a Natureza assim tão vibrante, as nuvens escuras e ameaçadoras ,fujam, e deixem a claridade penetrar na nossa alma.
Então, a paz e a esperança retornam ao nosso mundo!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A primeira cigarra

Mal começou a esquentar o tempo, já se escuta o cantar das cigarras.

Semana passada, eu estava distraída e de repente, fui levada por um som tão gostoso! Era ela, logo ali perto. Uma outra mais adiante, som distante...
Lembra quintal de avó... cheiro de manga no ar...manhãs quentes..tardes quietas.
Saudade de quando a vida passava e nem se percebia; da alegria das férias depois de exames tão difíceis do colégio.
O canto da cigarra me seguia e eu nem dava conta,que mais tarde...muito mais tarde, ela ma traria tanta saudade!
Até na beira da praia, quando juntávamos para tocar violão, com a pele queimada de sol, cabelos ao vento...
Saudade que a gente sente, quando a vida vai declinando,
e as lembranças se tornam tão vivas como se fossem presentes...
A Vida passou, e talvez ainda venham muitas mais experiências, e o que passou, passou....Não , não passou! tudo foi guardado no íntimo do meu ser. E, eu posso trazê-las de volta, quando eu bem entender.
Saudade é uma coisa boa. Pior seria, se eu não tivesse nada para recordar. Se eu não tivesse nada para ter saudade.
Saudade pode até doer no peito cansado e antigo, mas, foram momentos coloridos e musicais que levarei comigo para todas as vidas que me forem concedidas.
Ouvindo a primeira cigarra, minha alma se regozija! Eu viví! Viví como tantas outras, sem perceber que aqueles momentos seriam gravados na minha alma! Mas, hoje, embalada nesse som, eu posso recordar de como a Natureza é bela!
Que eu posso me integrar com ela e vivenciar de toda sua plenitude, nesse embalo sutil e doce...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Primavera


Agora sim. Podemos dizer que é Primavera!
Agora, chegou o sol! Os dias estão mais amenos, radiantes de claridade, o ar está lavado e purificado.
Dois meses... dois meses depois do que deveria ser a chegada da Primavera, só agora, ela chegou com sua roupagem florida.
A terra banhada pelas chuvas que pareciam não ter fim, resolveu se abrir e deixar a Vida se manifestar.
E então, aquilo que estava esperando bem lá no fundo, quietinho, se rompeu, trazendo a beleza das cores, o perfume,
a alegria de viver.
Às vezes, eu fico pensando, que magia é essa! Nos países gelados, depois de um inverno terrível, de grossa neve, onde parece que tudo morreu, que tudo foi queimado pelo frio, na
Primavera, os campos se tornam verdes, as flores
desabrocham, e os animais, pássaros e insetos, voltam para seus lugares, com se nada houvesse acontecido!
Que magia é a Primavera!
Tenho pena, de quem não percebe a Natureza. De quem só vê a tristeza e a feiúra!
Nossa vida é tão curta e tão carregada de problemas... se nunca percebermos as belezas que ela nos proporciona, jamais teremos a oportunidade de vive-la plenamente! Precisamos ser, não um mero observador...mas, um vivenciador.
Lembro-me sempre de quando ministrava um pequeno "curso" intitulado : A arte de viver, eu fazia com que os participantes se conscientizassem, que , para se viver bem, tem que ter em mente essa verdade. Viver é uma arte, que para vive-la plenamente, precisa-se cultivar essa arte.
Portanto, vamos viver esse momento de paz, beleza e luz! Vamos nos integrar na Vida que recomeça agora!
Vamos ser como a semente, que estava habitando no fundo da terra, convivendo com os vermes e a umidade. E, de repente, levanta-se... busca o raio de sol e sai...ouvindo o canto dos pássaros, recebendo o calor da nova vida!
Assim, recomeça com nova energia, com nova força e coragem!
" As oportunidades esperam dentro de nós, assim como, a árvore espera dentro da semente."

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Inverno sem fim


Já se foi o inverno! Dias frios e chuvosos,escuros e tristes.
Levou com ele, mais amigos queridos, parentes e outros seres viventes.
Levou a árvore que enchia de sombra e beleza no meu quintal. Ela não aguentou o excesso de umidade! Levou uma amiga muito querida. Levou no vento frio, a vontade de sair pela rua e ver o sol brilhando na calçada.
Encolhida e triste, mal pude executar meus afazeres. Vontade...de nada!
A tristeza tomou conta dos noticiários, não se via mais nada além de miséria e morte.
Mas, que bom! Acabou! A Esperança que a Primavera traz em seus dias, já começa nos dar novos
rumos em nossas vidas.
Acabou, e levou as coisas que amávamos, mas, em todas as nossas células, uma nova vida desponta. É como uma semente colocando seus primeiros filamentos verdes para fora da terra.
Ela espera encontrar o sol, e, com isso despertar de um longo sono gelado, para uma nova florescência. Assim, somos nós. Esperamos em cada Primavera, uma nova vida. Uma vida mais clara e plena de cores.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dias de "Adeus"

Eu nem tinha vontade de me sentar e escrever alguma coisa. Acabava de dar adeus a uma amiguinha de tantos anos! Amiga gente, gente mesmo. Aquela que sempre está prestes a ajudar sem querer nada. Tão doce, tão meiga...mas, uma doença horrível que eu nem gosto de nomear, foi acabando com ela. Durante cinco anos ela lutou contra esse mal. Nada adiantou, e ela foi indo...foi indo e nos deixou com uma saudade sem nome. Tomara que os anjos a tenham recebido em seu jardim de flores etéreas.
Depois, outra amiguinha, uma cachorrinha que veio ainda bebê. Durante 13 anos foi companheirinha. Medrosa e assustada, apanhava de uma cadela muito maior. Foi mordida, foi perseguida até ficar sofrendo de convulsões. Tomava gardenal! Seu olhar era humilde e triste. Único momento de alegria (depois que a outra foi embora)era e hora que eu chegava em casa. Ela latia, dava voltas em si mesma,e se eu a acariciasse,vinha mansamente, cabeça baixa, receber o carinho que eu fazia.
Mas, aquela doença horrível também a acometeu. Por que? Já não tinha sofrido o suficiente?
Foi abandonada num terreno. Viveu sob o medo diário, era pequena e sem beleza. Por que?
Assim, a doença foi consumindo o seu corpinho. A magreza crescia assim como crescia um câncer na boca. No primeiro sangramento, pensei que fosse um dente abalado. Era já tão velhinha!
Mas aquilo foi tomando conta de toda boca, mal dava para comer...então, comecei a fazer papinha de ração. Em pouco tempo, muito pouco tempo,nem água conseguia tomar... Ó Deus, por que?
Protelei o máximo a sua partida! Até que de um dia para o outro, todo o pescoço estava inchado, e foi crescendo...a médica já tinha diagnosticado:- "Esse é o pior tipo e o mais doloroso câncer! é câncer ósseo." Por quê?
Então o dia chegou! Fui com ela para o consultório. A eutanásia estava marcada. Ficamos juntas, segurando sua cabecinha entre as mãos. O seu olhar era tão triste! Eu sentia uma entrega ao seu destino. Deitou-se de lado sem fugir das minhas mãos e recebeu a injeção fatal.
Pronto. Acabou o sofrimento. Mas deixou uma saudade ilimitada por todos os lugares que passou. Na caminha toda forrada, na porta olhando para mim, no sol do quintal.
Lá se foi a Nenê, minha cadelinha pequenina e assustada, levando com ela todo o carinho que dedicamos. Quem sabe, também exista um jardim de flores etéreas para os animais, e sendo cuidada pelos anjinhos carinhosos. Adeus, minha amiguinha. Um dia quando eu também me for, talvez possamos nos encontrar nesse jardim encantado.Assim, todos aqueles entes queridos, sejam animais , plantas ou pessoas, estarão outra vez juntos, vivendo sem dores, só de uma energia vivificadora, para toda a eternidade!
,