segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O poder do sorriso






Ontem, Carnaval, domingo, tudo parado! Fui, como de costume, expor meus artesanatos. De fato, o dia não era para isso! Deveria ter ficado em casa,pintando ou vendo algum filme na TV. Mas, como precisava renovar o visual das peças, fui. Fui meio sem vontade. O dia estava quente e ensolarado. Poucas pessoas passavam para ver ou cumprimentar. Conheço quase todas. Mesmo aquelas que nunca compraram nada, passam e param para dar um "bom dia!". Ficamos conversando e de repente, como sempre faço, fiquei observando os outros expositores. Todos muito carrancudos por não estarem vendendo nada, ficavam ainda mais com expressões endurecidas e furiosas. Com certeza, elas nem sabem disso! Não sabem que, quanto mais ficam endurecidas, menos boas coisas vão receber. É a Lei de "causa e efeito", " atração e repulsão". E, se repararmos bem, a maioria das pessoas, quando distraídas, estão com uma expressão muito fechada. Ora, se está fechada, nada pode entrar. O que entra é algo semelhante aos pensamentos. Se são pensamentos taciturnos, atraem as consequências idênticas.


Não sei por que, eu atraio crianças e animais. Passam e vão chegando a mim com um sorriso doce e amigo.


Esses sorrisos, trazem tanta paz ! É a magia que nos envolve, é a coragem de continuar vivendo. Eu retribuo esse cumprimento meigo e terno, sendo assim, algo que vem e vai. Um retorno e uma aceitação. Esse pequeno ato, traz alegria aos corações necessitados. Portanto, a magia do sorriso, tem poder. O poder de regenerar as dores, de dar luz à penumbra.Tem o poder de acalmar, de reanimar!


.Se meu espaço está quase sempre rodeado de crianças com suas mães, de "domingueiros"com seus cães, deve ser mesmo por isso! Não consigo ser reativa. Mesmo nos dias em que os problemas me perseguem, que as coisas não vão nada bem, sempre acredito num amanhã melhor. Ademais, ninguém tem nada a ver com minhas limitações. E assim, acredito no poder do sorriso! Ele faz com que os que precisam de uma palavra de afeto, possam se aconchegar e sentir o calor da amizade sem restrições. Um sorriso, atrai novas oportunidades. Foi assim, que cheguei até aqui.Tropeçando e levantando, sem perder a esperança de dias melhores.


Assim, eu sou. Assim, provávelmente serei,pelo resto da minha vida!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

No jardim


Ontem, passei a maior parte do dia numa escola junto com crianças,desde a mais pequenina, até adolescentes.
Como sempre, fiquei observando, esperando a reunião com os pais acabar.
Fui passando pelas salas, e vendo aquelas carinhas tão cheias de alegria e esperança, esbanjando amor pelas professoras, que me encheu de ternura e de prazer por estar em contacto com um jardim de botões, entreabrindo ao sol da manhã.
Eu trabalhei durante anos com crianças bem pequenas, e lembro-me bem o quanto é prazeiroso esse contacto.
O que serão delas agora? Que rumos tomaram? Sei que estão bem adultas. Será que as lições de vida que eu pude transmitir, permaneceram no subconsciente?
Dizem que, a primeira professora nunca se esquece. Eu não os esqueci. Cada um, com a sua personalidade, com sua maneira de gostar dos outros, dividindo seus brinquedos, acariciando o rosto de um colega... Será, que continuaram assim?
A vida modifica os conceitos e valores. As turbulências do viver, os torna amargos e descrentes.
Fico, em silêncio, meditando sobre isso, e desejando que aquela criança de outrora ainda resida dentro de cada um.
Que aquele sorriso franco, ainda permaneça nos rostos ,hoje barbados ou numa linda mulher.
Senti-me quase responsável pelo que possam ser hoje.
Saí dali, como quando saía da minha classe, com a certeza do dever cumprido.
Sempre haverá um jardim dentro de nós.É só cria-lo, e deixa-lo sempre florido, para os próximos visitantes.

Viver em paz

Como cada pessoa tem o conceito de "viver em paz?".
A tranquilidade de um lugar sem poluição, sem violência,em silêncio...
Para mim seria isso, sem dúvida. Mas para tantos, isso seria terrível, porque gostam e necessitam do barulho, do trânsito, de pessoas falando aos gritos, de sons infernais.
Devido ao conceito de cada um, é sempre muito difícil fazer uma análise do que é -viver em paz.
A paz, vem de dentro, do fundo da alma.
Viver sem remorsos,sem culpas, sem atropelos.
A paz no viver, não exige muito esforço. Exige sim, o discernimento, de não estar sempre de mau humor com tudo e com todos. Semeando a discórdia, não emite paz, e recebe na vida tudo o que foi semeado. A colheita é espinhosa, dolorida, e faz com que fique ainda mais de mal com o mundo.
Se refletirmos sobre isso, podemos mudar nosso comportamento, e, receberemos em troca ,a paz que virá
atravéz das pessoas, do ambiente, da própria natureza.
Foi assim, apanhando e aprendendo, que cheguei até aqui. Gostaria de ver , no futuro, todas as pessoas usufruindo dessa paz interior.
Refletindo antes de agir e falar, semearemos a paz em torno de nós mesmos, e assim, colheremos os frutos desta atitude.