
Ontem, passei a maior parte do dia numa escola junto com crianças,desde a mais pequenina, até adolescentes.
Como sempre, fiquei observando, esperando a reunião com os pais acabar.
Fui passando pelas salas, e vendo aquelas carinhas tão cheias de alegria e esperança, esbanjando amor pelas professoras, que me encheu de ternura e de prazer por estar em contacto com um jardim de botões, entreabrindo ao sol da manhã.
Eu trabalhei durante anos com crianças bem pequenas, e lembro-me bem o quanto é prazeiroso esse contacto.
O que serão delas agora? Que rumos tomaram? Sei que estão bem adultas. Será que as lições de vida que eu pude transmitir, permaneceram no subconsciente?
Dizem que, a primeira professora nunca se esquece. Eu não os esqueci. Cada um, com a sua personalidade, com sua maneira de gostar dos outros, dividindo seus brinquedos, acariciando o rosto de um colega... Será, que continuaram assim?
A vida modifica os conceitos e valores. As turbulências do viver, os torna amargos e descrentes.
Fico, em silêncio, meditando sobre isso, e desejando que aquela criança de outrora ainda resida dentro de cada um.
Que aquele sorriso franco, ainda permaneça nos rostos ,hoje barbados ou numa linda mulher.
Senti-me quase responsável pelo que possam ser hoje.
Saí dali, como quando saía da minha classe, com a certeza do dever cumprido.
Sempre haverá um jardim dentro de nós.É só cria-lo, e deixa-lo sempre florido, para os próximos visitantes.
Como sempre, fiquei observando, esperando a reunião com os pais acabar.
Fui passando pelas salas, e vendo aquelas carinhas tão cheias de alegria e esperança, esbanjando amor pelas professoras, que me encheu de ternura e de prazer por estar em contacto com um jardim de botões, entreabrindo ao sol da manhã.
Eu trabalhei durante anos com crianças bem pequenas, e lembro-me bem o quanto é prazeiroso esse contacto.
O que serão delas agora? Que rumos tomaram? Sei que estão bem adultas. Será que as lições de vida que eu pude transmitir, permaneceram no subconsciente?
Dizem que, a primeira professora nunca se esquece. Eu não os esqueci. Cada um, com a sua personalidade, com sua maneira de gostar dos outros, dividindo seus brinquedos, acariciando o rosto de um colega... Será, que continuaram assim?
A vida modifica os conceitos e valores. As turbulências do viver, os torna amargos e descrentes.
Fico, em silêncio, meditando sobre isso, e desejando que aquela criança de outrora ainda resida dentro de cada um.
Que aquele sorriso franco, ainda permaneça nos rostos ,hoje barbados ou numa linda mulher.
Senti-me quase responsável pelo que possam ser hoje.
Saí dali, como quando saía da minha classe, com a certeza do dever cumprido.
Sempre haverá um jardim dentro de nós.É só cria-lo, e deixa-lo sempre florido, para os próximos visitantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário